Plano de
Negócio
Conceito
A in fieri é uma empresa voltada para idéias
inovadoras que visam garantir sobrevivência e segurança. Pensando nisso
desenvolvemos um produto simples, porém de vital importância.
Inicialmente tomamos como exemplo o submarino de Leonardo
Da Vinci, onde existe um sistema de obtenção de oxigênio através d a água do mar. Nosso produto tem a mesma
parte funcional, porém próprio para mergulhadores, o que irá aumentar
consideravelmente o tempo de mergulho.
Nosso principal conceito foi pensando na diversidade
existente nos oceanos, e nas riquezas para a alimentação, pesquisas e comercio
de iguarias. Sendo assim, nosso produto facilitará todos esses tópicos tirando
aquela preocupação (que com certeza todo mergulhador tem) em relação ao tempo
de “vida” de um tanque de oxigênio comum (estimado em 2 horas).
Missão
O produto Freedive será voltado para mergulhadores, e
pessoas das classes alta e média para atividades lúdicas, proporcionando mais
conforto e comodidade aos mergulhadores profissionais e amadores, e também para
pessoas que queiram desenvolver uma atividade lúdica.
Objetivos
da empresa
Longo Prazo
·
Valorizar o
mercado de frutos do mar
·
Facilitar o
desenvolvimento de pesquisas marítimas
·
Pensando em um
possível “fim do mundo” um meio de sobrevivência no fundo do mar.
Curto Prazo
·
Proporcionar
conforto para os usuários.
·
Investir em
pesquisas para aperfeiçoamento e/ou aplicação de novas idéias.
·
Tomar nota de
que a devastação dos oceanos possa ser um perigo eminente.
·
Fazer o possível
para sermos uma empresa sustentável que não agride o meio-ambiente
Produtos
Inicialmente,nossa
empresa trabalharia com três projetos diferentes, porém optamos apenas por um,
que seria mais viável, e com maior competitividade.
Nosso
produto, Freedive tem o objetivo de gerar oxigênio para tanques de mergulho
através da hidrólise, um processo químico capaz de quebrar as moléculas da água
gerando Oxigênio e Hidrogênio.
Como o
hidrogênio é altamente inflamável, para que não ocorra nenhum acidente, vamos
redirecioná-lo para abastecer uma lanterna que facilitará a locomoção no fundo
do mar em lugares escuros.
A
diferença do Freedive para os tanques de oxigênio convencionais, é que o tempo
útil de nosso produto é consideravelmente maior, pois utiliza da água do
próprio meio aquático para ocorrer a reação (sistema semelhante ao dos
submarinos).
Foco da empresa
Como dito
anteriormente, nossa empresa a In Fieri, limitou 3 projetos diferentes, porém
optamos por desenvolver o Freedive, que é mais complexo, mais útil e com maior
competitividade. Porém, levando em conta os materiais utilizados, o mercado
alvo do Freedive será pessoas de classe alta e média, e que tenham a licença
para mergulho.
Diferencial competitivo
Todos as corporações e empresas contemporâneas, buscam aplicar, em todos
os seus processos, os fundamentos da sustentabilidade: ecologicamente correto,
economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. E a In Fieri
também respeita essas características, fornecendo um produto capaz de gerar
oxigênio para um tanque de mergulho, sem agredir o meio ambiente ou seja sem a
ocorrência de liberação de gases poluentes.
Vantagens X Desvantagens
Para que haja maior competitividade, nossa empresa limitou algumas
vantagens e desvantagens do Freedive que devem ser avaliadas.
Vantagens
|
Desvantagens
|
·
Nosso produto é o primeiro desenvolvido para o mercado de consumo
“comum”.
·
Por se tratar de um processo complexo, a competitividade do Freedive
aumenta consideravelmente.
·
O design do nosso equipamento é despojado e futurístico, o que
facilita a venda.
|
·
Como se trata de um processo de Galvanização é necessário que se
troque as placas de Zn – Cu, porém em longos períodos.
·
É necessário que se retire o sal resultante da reação.
·
O usuário terá que fazer um pequeno esforço para trocar a água do
recipiente de tempos em tempos (períodos longos)
|
Organização/Organograma
1 – Diretor Administrativo – Integra as informações de todos os setores,
delega funções e estabelece metas através da gestão estratégica.
2 – Gerente financeiro- Administra todos os controles financeiros da
empresa e a distribuição de investimentos – junto ao diretor administrativo.
3 _ Gerente de negócios – Desenvolvimento de novos produtos,
estabelecimento de parcerias e canais sociais, suprimento de materiais e
controle das vendas.
4 _ Gerente de produção – Responsável por toda a parte de produção, desde
a confecção do produto até a aplicação no mercado.
5 – Gerente de marketing – Controle do posicionamento de mercado da
marca, através dos planos de comunicação e promoção.
Pesquisa de Mercado
Resultados
Gerador de oxigênio para mergulhadores
Trocaria o atual pelo Freedive
Terá um bom custo-benefício
Design do Freedive
Praticidade do Freedive
Mercado Alvo
Segundo
nossas pesquisas, o Freedive será voltado para pessoas das classes A e B, e
para pessoas que tenham carteira de mergulhador profissional, o preço terá um
considerável desconto. O Freedive também servirá para turistas que queiram
aproveitar ao máximo um tour pelo fundo dos oceanos.
Mercado Potencial
Mercados
de pesca submarina, extração de riquezas marítimas como ornamentos e pérolas, e
fotógrafos profissionais que catalogam espécies e/ou amadores.
Marketing
Propaganda
|
Folders, banners e anúncios em jornais regionais
e redes sociais
|
Promoção de vendas
|
Participação em eventos e feiras sobre
desenvolvimento da atividade marítima
|
Relações públicas
|
Mídias
sociais: Twitter, Blogspot, Facebook e Tumblr.
|
Vendas pessoais
|
Representantes
comerciais e vendas no próprio estabelecimento.
|
Pesquisa de mercado
|
Utilizamos
várias mídias para divulgar a pesquisa.
|
Estratégia de preço
Visando o
custo do material e o tempo gasto para produzir o Freedive, nosso produto terá
um preço um pouco elevado, delimitando o
público alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário