Plano de negócio (Business Plan)


Plano de Negócio
Conceito
A in fieri é uma empresa voltada para idéias inovadoras que visam garantir sobrevivência e segurança. Pensando nisso desenvolvemos um produto simples, porém de vital importância.
Inicialmente tomamos como exemplo o submarino de Leonardo Da Vinci, onde existe um sistema de obtenção de oxigênio através d      a água do mar. Nosso produto tem a mesma parte funcional, porém próprio para mergulhadores, o que irá aumentar consideravelmente o tempo de mergulho.
Nosso principal conceito foi pensando na diversidade existente nos oceanos, e nas riquezas para a alimentação, pesquisas e comercio de iguarias. Sendo assim, nosso produto facilitará todos esses tópicos tirando aquela preocupação (que com certeza todo mergulhador tem) em relação ao tempo de “vida” de um tanque de oxigênio comum (estimado em 2 horas).
Missão
O produto Freedive será voltado para mergulhadores, e pessoas das classes alta e média para atividades lúdicas, proporcionando mais conforto e comodidade aos mergulhadores profissionais e amadores, e também para pessoas que queiram desenvolver uma atividade lúdica.
Objetivos da empresa
Longo Prazo
·         Valorizar o mercado de frutos do mar
·         Facilitar o desenvolvimento de pesquisas marítimas
·         Pensando em um possível “fim do mundo” um meio de sobrevivência no fundo do mar.
Curto Prazo
·         Proporcionar conforto para os usuários.
·         Investir em pesquisas para aperfeiçoamento e/ou aplicação de novas idéias.
·         Tomar nota de que a devastação dos oceanos possa ser um perigo eminente.
·         Fazer o possível para sermos uma empresa sustentável que não agride o meio-ambiente
Produtos

Inicialmente,nossa empresa trabalharia com três projetos diferentes, porém optamos apenas por um, que seria mais viável, e com maior competitividade.
Nosso produto, Freedive tem o objetivo de gerar oxigênio para tanques de mergulho através da hidrólise, um processo químico capaz de quebrar as moléculas da água gerando Oxigênio e Hidrogênio.
Como o hidrogênio é altamente inflamável, para que não ocorra nenhum acidente, vamos redirecioná-lo para abastecer uma lanterna que facilitará a locomoção no fundo do mar em lugares escuros.
A diferença do Freedive para os tanques de oxigênio convencionais, é que o tempo útil de nosso produto é consideravelmente maior, pois utiliza da água do próprio meio aquático para ocorrer a reação (sistema semelhante ao dos submarinos).

Foco da empresa

Como dito anteriormente, nossa empresa a In Fieri, limitou 3 projetos diferentes, porém optamos por desenvolver o Freedive, que é mais complexo, mais útil e com maior competitividade. Porém, levando em conta os materiais utilizados, o mercado alvo do Freedive será pessoas de classe alta e média, e que tenham a licença para mergulho.

Diferencial competitivo

Todos as corporações e empresas contemporâneas, buscam aplicar, em todos os seus processos, os fundamentos da sustentabilidade: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. E a In Fieri também respeita essas características, fornecendo um produto capaz de gerar oxigênio para um tanque de mergulho, sem agredir o meio ambiente ou seja sem a ocorrência de liberação de gases poluentes.

Vantagens X Desvantagens

Para que haja maior competitividade, nossa empresa limitou algumas vantagens e desvantagens do Freedive que devem ser avaliadas.

Vantagens
Desvantagens
·         Nosso produto é o primeiro desenvolvido para o mercado de consumo “comum”.
·         Por se tratar de um processo complexo, a competitividade do Freedive aumenta consideravelmente.
·         O design do nosso equipamento é despojado e futurístico, o que facilita a venda.
·         Como se trata de um processo de Galvanização é necessário que se troque as placas de Zn – Cu, porém em longos períodos.
·         É necessário que se retire o sal resultante da reação.
·         O usuário terá que fazer um pequeno esforço para trocar a água do recipiente de tempos em tempos (períodos longos)

Organização/Organograma


1 – Diretor Administrativo – Integra as informações de todos os setores, delega funções e estabelece metas através da gestão estratégica.
2 – Gerente financeiro- Administra todos os controles financeiros da empresa e a distribuição de investimentos – junto ao diretor administrativo.
3 _ Gerente de negócios – Desenvolvimento de novos produtos, estabelecimento de parcerias e canais sociais, suprimento de materiais e controle das vendas.
4 _ Gerente de produção – Responsável por toda a parte de produção, desde a confecção do produto até a aplicação no mercado.
5 – Gerente de marketing – Controle do posicionamento de mercado da marca, através dos planos de comunicação e promoção.


Pesquisa de Mercado
Resultados

Gerador de oxigênio para mergulhadores
Trocaria o atual pelo Freedive
Terá um bom custo-benefício
Design do Freedive

Praticidade do Freedive



Mercado Alvo

Segundo nossas pesquisas, o Freedive será voltado para pessoas das classes A e B, e para pessoas que tenham carteira de mergulhador profissional, o preço terá um considerável desconto. O Freedive também servirá para turistas que queiram aproveitar ao máximo um tour pelo fundo dos oceanos.

Mercado Potencial

Mercados de pesca submarina, extração de riquezas marítimas como ornamentos e pérolas, e fotógrafos profissionais que catalogam espécies e/ou amadores.

Marketing

Propaganda
Folders, banners e anúncios em jornais regionais e redes sociais
Promoção de vendas
Participação em eventos e feiras sobre desenvolvimento da atividade marítima
Relações públicas
Mídias sociais: Twitter, Blogspot, Facebook e Tumblr.
Vendas pessoais
Representantes comerciais e vendas no próprio estabelecimento.
Pesquisa de mercado
Utilizamos várias mídias para divulgar a pesquisa.

Estratégia de preço

Visando o custo do material e o tempo gasto para produzir o Freedive, nosso produto terá um preço um pouco elevado, delimitando  o público alvo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário